quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A Capucha


"A capucha é um agasalho muito usado ainda hoje pelos homens e mulheres de muitas aldeias de concelhos do distrito: Viseu, Vouzela, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Tondela, Castro Daire, etc.

É ordinariamente de burel de fabrico caseiro, havendo-as também destinada especificamente para os domingos e dias de festa, duma espécie de saragoça preta, muito lustrosa, a que chamam briche.

Apoiada na cabeça, a capucha cai livremente envolvendo o corpo até abaixo das ancas, permitindo uma enorme liberdade de movimentos e o seu uso durante os trabalhos mais diversos.

Se é preciso conduzir um "carrego" - pesadas canastras, enormes molhos de lenha, pastos ou outros fardos, de toda ela faz a serrana boa e cómoda almofada (rodilha, rodoiça ou matula), para à cabeça os levar.

Se precisam de levar cereais, hortaliças ou quaisquer outros objectos e não têm à mão em que melhor os possam conduzir, sem a tirar da cabeça fazem duma das pontas uma espécie de saca e com grande facilidade se arranja e leva uma espécie de saca e com grande facilidade se arranja e leva uma grande "arregaçada" ou "pontada", como vulgarmente dizem.

Se precisam de agasalhar ou levar ao colo uma criança, dela fazem berço. Sem a tirar da cabeça, deitam as serranas os filhinhos sobre uma das suas pontas e passando a outra por baixo desta, os levam enfardados e estendidos como se num berço estivessem.

Assim as vemos transportando pesados "carregos" à cabeça ou fazendo qualquer serviço, pois não precisam das mãos e braços para os segurarem."

S.a. - Artes e Tradições de Viseu.Lisboa: Terra Livre,Direcção Geral da Divulgação, 1982

1 comentário:

  1. Que magnífica imagem. Esta colecção de livros é preciosa :)

    ResponderEliminar