quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

2 anos...


Bom dia a todos,
não me levem a mal pelo incómodo mas estamos a contar dias e vocês fazem parte deles.

Ontem, dia 20 de Dezembro, a EMPÓRIO celebrou o 2º aniversário (um pouco mais no caso da ANTROPODOMUS - Projecto Património, empresa "mãe" dela). De repente vimos os números e ficámos reféns (no bom sentido) de um agradecimento devido:

entre Abril de 2009 e Dezembro de 2010 promovemos ou acolhemos cerca de 50 eventos, entre "Conversas ao Balcão" (ciclo de tertúlias), "L.I. - Leitores/Leituras Informais" (clube de leitura), "Visitas em Casa"(exposições de arte, temáticas), apresentações de livros, conversas várias e reuniões ad hoc, sobre assuntos da cultura e da vida da cidade.

publicámos 2 livros da linha "História e Património Local" em co-edição com a Arqueohoje

parceiros da Amarelo Silvestre no "A_gosto da Cidade" (duas edições: 2009 e 2010), lançando a "Cápsula do Tempo"

promovemos em co-organização com o Cine Clube de Viseu o "VISTACURTA - Festival de Curtas de Viseu" (Ano 0 em 2010; Ano 1 no que se aproxima)

iniciámos uma crónica sobre Património Cultural para a Viseu TV denominada "Viseense para Princiantes"

demos os primeiros passos na constituição de uma colecção de arte contemporânea de autores locais ou a trabalhar na região: "Colecção XuGo de Arte Viseense"


no que ao trabalho público diz respeito abrimos a "EMPÓRIO" dedicada ao objectos antigos e agora, iniciámos um projecto-piloto que se efectiva na criação de produtos de autor/produtos de design; nunca esquecendo que é no agir local que nos sentimos bem e no qual acreditamos poder dar o nosso contributo, por agora
essa nova aventura, denomina-se "29" e situa-se no Forum Viseu (junto ao parque infantil): fica o convite, passem por lá, onde Paula Rego e Júlio Pomar "convivem" com marcas novas e autores que nos são próximos.


Por 2010 ficamos assim mas 2011 terá novas aventuras e caminhos que novamente se farão (esperamos, com todos os que neste período nos foram dando tempo e possibilidade de avançar e construir um pouco mais (e talvez sempre um pouco melhor; fica ao vosso julgamento).


Obrigado pela presença e até breve,
ou caso não tenham ainda feito todas as compras de Natal (ou Reis), passem pela EMPÓRIO e pela 29, livrem-nos do horror dos inventários de fim-de-ano e trocaremos dois dedos de conversa.

1 comentário: