segunda-feira, 27 de julho de 2009

Xarope de flor de sabugueiro


Depois de coado é engarrafado e adicionado a água fresca, vinho branco ou champanhe faz uma bebida deliciosa.
Receita: 15 cachos de flor de sabugueiro, 500ml de água, 1 limão e 900g de açucar.
Colocar o sabugueiro, o limão e o açucar numa tigela e adicionar a água a ferver, mexer até ao açucar se dissolver e deixar repousar num local fresco e escuro durante quatro dias. Coar e colocar em garrafas esterilizadas.
Depois é só guardar e saborear a Primavera o ano inteiro.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Couto, Lda.



Adoro publicidade antiga e quando a mesma versa sobre produtos ainda hoje no mercado é particularmente interessante. A pasta Couto continua a ser a minha preferida e, só não a uso sempre, porque não é vendida em qualquer lado e, a sua aquisição obriga a uma visita a uma farmácia ou drogaria.




A pasta de dentes associada ao baton, como produto não só de hijiene mas de beleza e, a imagem glamorosa da mulher, pressupunham uma estratégia de marketing concreta, mas criaram imagens intemporais. Publicidade dos anos 40/50.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Frutos do mar

Camarinhas

São mais bonitas do que saborosas, mas o seu paladar levemente ácido e textura crocante combinam com os dias lentos de Verão.
Comer estes frutos, que crescem em pequenos arbustos nas zonas costeiras do país, significa que fui "ver o mar", o que, para quem mora no interior do país, não é coisa de somenos importância!
Mesmo sem férias à vista há pequenos momentos de pausa, pequenos rituais tantas vezes revisitados, que recarregam as baterias e permitem voltar à labuta. São assim as camarinhas, compradas no mercado do peixe... à beira mar!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pôr a mão na massa...


Literalmente! Já tinha feito massa fresca anteriormente, mas o trabalho que dava esticá-la com o rolo não compensava de todo. Finalmente encontrei uma máquina de fazer massa que não só estica como corta em esparguete e tem regulador de espessura.
O sabor é totalmente diferente, em relação ás massas compradas, mesmo as frescas, embora se calhar o facto de os ovos serem das nossas galinhas também ajude...
A receita que utilizei é a tradicional: um ovo e cem gramas de farinha por pessoa. Sucesso garantido!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ontem e Hoje



Foto Germano e Luís confrontam, através da imagem, Viseu de "ontem e hoje".
Dia 14 de Julho, pelas 22.00h na Empório.
Rua Silva Gaio n.º 29
Viseu

Estão todos convidados...

quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Estado da Nação...


Desenho de Rafael Bordalo Pinheiro.
Mais uma zincogravura/carimbo do lote que comprámos... o difícil é resistir a ficar com ele para mim!
www.projectopatrimonio.com