sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ourivesaria Popular Portuguesa





Será no dia 09 de Maio próximo que a Dr.ª Rosa Maria dos Santos Mota – Investigadora e Mestranda em Artes Decorativas – Ourivesaria (U.C.P. – Porto) – estará presente na EMPÓRIO para mais uma “Conversa ao Balcão”, pelas 15 horas. Nas suas próprias palavras:
“Um enorme leque de motivos governa o desejo individual para possuir e usar jóias. Elas reflectem o conceito íntimo que cada um tem de si, ou deseja projectar para os outro e a visão que família, amigos, pares e meio social e cultural têm delas. São um bem transportável, uma arte íntima, que pode ser usada e constantemente apreciada, servem uma função e detêm um poder mágico ligado ao irracional de cada um e ao imaginário de todos nós. Expressam uma estética podendo estar ligadas a conceitos contemporâneos ou a conceitos tradicionais. É sobre estas últimas de que iremos falar, sobre as jóias que integram a ourivesaria popular portuguesa, as suas tipologias e as vivências que elas provocam no quotidiano de cada pessoa que as adquire e em cada mulher que as usa”.
Deixamos desde já o convite a todos quantos possam assistir e um especial agradecimento a quem nos trará um Sábado diferente.


EMPÓRIO
Rua Silva Gaio n.º 29
3500-203 Viseu

1 comentário:

  1. Que linda esta foto!!
    (eu é q ainda não tirei as fotos às minhas cxs) :(

    Bom fim de semana!
    http://myleta.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar