quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

História e Cultura Judaica

O Colóquio sobre a História e Cultura Judaica realizado no passado sábado no Auditório Mirita Casimiro merece sem dúvida uma menção positiva. Destaca-se a qualidade científica dos oradores e a riqueza de algumas comunicações.
Confesso que tinha algum receio que se tratasse apenas de uma manobra publicitária por parte da Autarquia destituída de conteúdo, mas foi precisamente o oposto. A todos os envolvidos os meus mais sinceros parabéns.
Uma nota menos positiva apenas em relação à insistência de apelidar o edifício adquirido pela Câmara (antiga Livraria Dias) de Sinagoga. Não foram apresentadas quaisquer provas dessa identificação, bem pelo contrário inúmeras evidências documentais sugerem a sua localização acima da rua Direita, entre a zona da Rua Augusto Hilário e da Rua Senhora da Boa Morte.
A compra do imóvel e a sua reabilitação e transformação num Museu sobre a Cultura Judaica é de louvar, mas não há necessidade de querer vender "gato por lebre". O imóvel é suficientemente interessante arquitectónicamente e possui em si (enquanto livraria) uma parte importante da memória da cidade para justificar a intervenção. O futuro programa expositivo pode explicar a presença judaica na cidade de uma forma correcta e contribuir para o avanço do seu conhecimento, mas partindo de "pré-conceitos" corre-se o risco de ficar aquém do desejado.

Sem comentários:

Enviar um comentário