terça-feira, 30 de junho de 2009

Cantar de galo...


Sempre gostei do "Galo de Barcelos" e das múltiplas utilizações da sua imagem, mas este saco de arroz é sem dúvida das minhas preferidas!
Este é para a Lia que viaja hoje para lá do Atlântico, por muito tempo, e colecciona Galos de Barcelos.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A arte de ser Tipógrafo


Por ocasião do 40º aniversário da “Tipografia Viseense”, sob a sua actual forma e gerência (de Marcelino Gonçalves de Lima) surge mais uma “Conversa ao Balcão” desta feita sobre a Arte de ser Tipógrafo e a sua evolução ao longo do tempo.
Contamos para esse efeito com a presença dos Srs. Marcelino Gonçalves de Lima e Carlos de Lima, pai e filho que, numa abordagem técnica e pessoal, nos conduzirão pela “arte de copiar em caracteres de metal”.
A esta conversa seguir-se-á uma visita guiada à “Tipografia Viseense” numa oportunidade única de contactar com este património industrial visiense pela mão de quem o “criou”.
Portanto no dia 20 de Junho de 2009, pelas 15 horas, cá estaremos para ouvir, ver e aprender.

Empório
Rua Silva Gaio, n. 29 Viseu
http://www.projectopatrimonio.com/

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Atarefada!


Aterefada... mas feliz! Nos últimos tempos não tenho tido mãos a medir, de tal maneira que nem tempo para escrever aqui tenhho arranjado, mas apesar de tudo ando muito feliz.

O nosso "sonho" celebra seis meses no próximo sábado e aos poucos vão-se concretizanso ideias e esperanças.

Não está ganha a batalha, nem tão pouco, mas o sentimento é de tudo menos de derrota!

Entre muitos outros projectos já concluídos ou ainda embrionários abrimos ontem uma exposição sobre a ilustração portuguesa no Forum Viseu.

A exposição procura fazer o contraponto entre a obra plástica em suporte convencional de artistas como Almada, Lima de Freitas ou Malangatana e a obra em suporte "livro". A montagem até ás 4.30 da manhã faz abundar o sono e o cansaço... mas sabe bem!

É esta a maior magia de todas transformar áreas de interesse pessoais, alimentadas a dois durante anos, em projectos profissionais!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Conversas ao Balcão - Empório

“O Nós e o Outro: Uma Viagem pelo Mundo das Colecções Etnográficas
O que define um objecto etnográfico? O que o distingue e diferencia dos chamados objectos de arte ou até dos objectos de uso comum? Porque os coleccionamos e preservamos? Que histórias encerram e como foram elas interpretadas ao longo do tempo?
Propõe-se a reflexão e troca de ideias em torno de uma tipologia de objectos pouco conhecida, pouco explorada e no entanto tão reveladora da nossa relação com o mundo – o que está próximo e o que está longe.”

A Dr.ª Lia Jorge estará na EMPÓRIO, para abordar a temática que se apresenta supra, em nova “Conversa ao Balcão”. Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; BA (hons) em Organic Conservation pelo Camberwell College of Arts (Londres) e Mestre em Museologia (ISCTE, Lisboa), fez o seu percurso em torno à Etnografia e aos objectos abarcáveis por essa ciência, do entendimento teórico ao seu manuseio. Dia 06 de Junho, pelas 15 horas, um pouco de tudo isso partilhará connosco.

EMPÓRIO
Rua Silva Gaio n.º 29
3500-203 Viseu